Sunday, 1 August 2021

Ingrid Chavez ‎– May 19, 1992 (1991)

Genre: Electronic, Rock, Pop
Format: CD, Vinyl
Label: Paisley Park, Warner Bros. Records

Tracklist:
01.   Heaven Must Be Near
02.   Hippy Blood
03.   Candle Dance
04.   Elephant Box
05.   Slappy Dappy
06.   Little Mama
07.   Jadestone
08.   Wintersong
09.   Spiritual Storm
10.   Sad Puppet Dance
11.   Whispering Dandelions

Credits:
Composed By – Ingrid Chavez, Levi Seacer Jr., Michael Koppelman, Paisley Park
Producer – Ingrid Chavez, Levi Seacer Jr., Michael Koppelman , Paisley Park

A história começa ainda nos oitentas, em Minneapolis. Nascida no Novo México, crescida na Georgia, Ingrid Chavez chegou a Minneapolis na segunda metade da década. Pagou as contas trabalhando num café, ao mesmo tempo que procurava um caminho na música. Prince escutou-a. Ingrid colaborou no álbum de 1988 Lovessexy, mais tarde no elenco do filme Graffiti Bridge. E pelo caminho um desafio para criarem, juntos, um álbum de poesia. Poemas de Ingrid, lidos pela sua voz, Prince ao lado, ao piano... Gravaram takes, mas o projecto acabou na gaveta. A ideia seria recuperada mais tarde, mas já sem Prince como co-protagonista, a edição do álbum fazendo-se contudo pelo selo da sua Paisley Park Records.
Editado em 1992, May 19, 1992 (a data indicava a passagem de um ano sobre o dia em que fora tirada a fotografia usada na capa) não é contudo o álbum spoken word (com piano) que começara a nascer em estúdio algum tempo antes. É certo que o registo spoken word não abandonou o disco – basta escutar Elephant Box para o (re)descobrir. Mas da ideia inicial de um álbum de poesia, Ingrid Chavez fez nascer um álbum de pop de rara elegância, electrónicas, batidas bem desenhadas e uma contenção quase minimalista nos arranjos fazendo deste um dos mais belos (e hoje espantosamente esquecidos) dos discos de inícios dos noventas. Cruzam-se aqui vários caminhos, do paisagismo delicado dos fundos ao fulgor de genética funk de algumas batidas, a voz sussurrante e doce de Ingrid Chavez conferindo-lhe uma personalidade única. Do alinhamento nasceram três singles – Elephant Box, Hippy Blood e Heaven Must Be Near – mas pouco aconteceu depois...
Ainda em 1992, e depois de colaborar na gravação de I Surrender, com David Sylvian e Ryuichi Sakamoto, casava com o primeiro e tornava-se parceira em alguns dos seus trabalhos seguintes. Projectaram um álbum que ficou na gaveta. Mas em 2010, sem alarido, Ingrid Chavez regressou aos discos, editando A Flutter And Some Words.
sound + vision / Nuno Galopim