Saturday, 20 March 2021

Sara Vidal ‎– Matriz (2020)

Style: Folk, Celtic
Format: CD, FLAC
Label: Sons Vadios

Tracklist:
01.   Baile da Meia Volta
02.   Descante aos Noivos
03.   Agora Vou Me Deitar
04.   Já os Galos Cantam
05.   Fiando o Linho
06.   Romance da Claralinda
07.   Idalina
08.   Adelaidinha
09.   Arvoredo
10.   Baile do Ladrão
11.   Verde Gaio
12.   Faça Ai Ai

Após ter sido, entre 2005 e 2011, a voz do grupo galego Luar na Lubre, um dos mais reconhecidos a nível internacional, e de múltiplas participações em diversos grupos portugueses, chega a vez de Sara Vidal se apresentar em nome próprio, com o seu primeiro disco a solo “Matriz” a marcar 15 anos de carreira.

O lançamento acontece a 11 de Dezembro com a estreia do videoclip do single “Baile da meia volta”.

Com uma sonoridade acústica e confluência de múltiplos instrumentos, a voz assume-se como o principal veículo condutor por entre uma selecção musical composta na íntegra por temas tradicionais, que aqui ganham novo pulsar e respirar pela direcção musical de Manuel Maio e Rui Ferreira. Em “Matriz”, somos convidados a viajar pela geografia portuguesa e a descobrir o cancioneiro tradicional de cada região sob um denominador comum: a condição feminina nas diferentes etapas da vida.

A pertinência artística deste trabalho assenta na valorização da música tradicional, enquanto veículo cultural e etnográfico da nossa matriz identitária. Ao mesmo tempo que se pretende desconstruir a ideia recorrente de que a música tradicional é pobre e limitada, este disco pretende sensibilizar novos públicos para a cultura popular, através de novas abordagens sonoras, que poderão ser mais atractivas e estimulantes à descoberta.

“Matriz” é o amadurecimento de 15 anos de percurso musical de Sara Vidal, que conta com uma vasta trajectória profissional nas músicas de raiz, entre Galiza e Portugal. Actualmente desenvolve o seu trabalho musical nos grupos Espiral, A Presença das Formigas, Diabo a Sete, Cantos da Quaresma e Companhia do Canto Popular, todos no âmbito das músicas do mundo, sendo reconhecida como uma das vozes de referência da música folk e tradicional portuguesa, tanto a nível nacional, como internacional.

No comments:

Post a Comment