Sunday, 3 June 2018

Minoru Muraoka ‎– Bamboo (1970)

Genre: Jazz, Folk, World, & Country
Format: CD, Vinyl
Label: United Artists Records ‎– SKK 3001Tracklist:

A1.   Take Five
A2.   Nogamigawa Funauta
A3.   The Positive And The Negative
A4.   And I Love Her
B1.   The House Of The Rising Sun
B2.   Do You Know The Way To San Jose
B3.   Soul Bamboo
B4.   Call Me
B5.   Scarborouge Fair

Credits:
Arranged By – 山木幸三郎 (tracks: B1 to B5), 池田孝 (tracks: A1 to A4)
Bass – 鈴木淳 (tracks: A1 to A4)
Biwa – 平山万佐子 (tracks: A1 to A4)
Koto – 山内喜美子 (tracks: A1 to A4)
Percussion – 堅田啓光
Percussion [鼓] – 堅田喜三久
Performer [演奏] – ニュー・ディメンション・グループ (tracks: A1 to A4), ザ・ニュー・エモーションズ (tracks: B1 to B5)
Shakuhachi – 村岡実

Depois disto, é bom que qualquer pessoa pense muito bem, antes de dizer que ouviu um disco que o surpreendeu. Ainda que em 'theremin' e 'jews harp' pudesse soar mais estranho, ninguém deverá ficar desiludido quando ouvir "Take Five" em flauta de bambu e harpa. Sobretudo porque essa é, apenas, a porta de entrada para o mundo deste virtuoso japonês, ocupado que estava em trazer até si a música 'radio-friendly' de 1970. Qualquer coisa que, na altura, o melómano-no-seu-perfeito-juízo teria ignorado pelo que os originais já lhe davam que fazer -o mesmo que tropeçar na música do "White Album", por Ramsey Lewis, numa adaptação que só hoje adquire sentido. Outro tanto sucede com esta simbiose perfeita de instrumentos da tradição nipónica e célebres 'peças de artilharia' ocidentais (órgão Hammond, sintetizadores e percussão), de cujas manobras sobressaem formas inovadoras de expressão e, sobretudo, um sentido do groove de tal modo apurado que chega a sugerir um disco de hip-hop-jazz nascido antes daqueles que lhe deram expressão. Inventivo e brilhante.  
                                                                      Ricardo Saló / Em Busca Do Acorde Perdido

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